Check-in no Facebook: veja como usar essa estratégia!

Apesar de não serem muito utilizadas, as tecnologias de geolocalização têm muito acrescentar em uma estratégia de social media.

No caso do Facebook, elas podem ser utilizadas por meio dos check-ins. Com esse recurso, os usuários da rede podem contar aos seus amigos onde estão. E, ao fazerem isso, dão ajudam na divulgação da marca, algo crucial para angariar novos clientes para o seu negócio.

Quer saber como gerar mais negócios por meio da geolocalização? Então, chega aí! Neste artigo, você saberá como usar o check-in no Facebook em sua estratégia! Continue a leitura e confira!

Mas, antes, como fazer check-in no Facebook?

Bom, para que você entenda tudo que essa estratégia é capaz de trazer para o seu negócio local, primeiramente tem que compreender como o ocorre o check-in do ponto de vista do usuário.

Lembre-se que esse recurso é utilizado na maioria das vezes via dispositivos móveis, por motivos um tanto quanto óbvios, não é mesmo? Afinal, geralmente não é necessário revelar a localização quando se está em casa.

Bom, o processo é bem simples, muito parecido com uma postagem regular:

  • vá até o feed de notícias;
  • clique em “No que você está pensando?”;
  • clique no ícone de marcador que indica o check-in.

Caso você ainda não tenha autorizado, o aplicativo solicitará a permissão para ter acesso à sua localização.

Feito isso, você tem a opção de escrever um texto, enviar uma foto ou vídeo, adicionar um sentimento, atividade ou figurinha, um gif, tirar uma foto na hora ou até fazer um vídeo ao vivo. Além disso, é possível marcar amigos e programar uma data para a publicação.

Há ainda a possibilidade de pedir recomendações de lugares próximos, o que também pode ser bastante útil. A seguir, vamos saber mais sobre isso.

O que é a categoria “Locais” no Facebook?

Basicamente essa categoria serve para encontrar localidades próximas e observar informações sobre elas. Para ter acesso a essa aba, basta acessar a opção “Locais nas Imediações” no Facebook.

Depois de fazer isso, o usuário poderá filtrar entre lugares para “comer e beber”, “ver e fazer”, “eventos” e o histórico de locais nos quais ele já esteve.

O próprio algoritmo também fará algumas sugestões e abrirá filtros mais específicos para as localidades. Por exemplo, ao clicar em “comer e beber”, é possível selecionar tags como “restaurante”, “bar”, “cafeteria” e “doceria”.

Já em “ver e fazer”, as etiquetas são “cuidados pessoais”, “compras e varejo”, “entretenimento”, “atividade física”, “atrações” e “recreação”.

Por fim, “eventos” traz as opções “hoje”, “amanhã”, “esta semana”, “este fim de semana”, “próxima semana” ou “próximo fim de semana”.

Vale lembrar, também, que há outros tipos de segmentação. O usuário pode, por exemplo, filtrar os lugares por “aberto agora”, “visitado por amigos” ou estipular uma faixa de preço específica.

Em resumo, os locais foram criados para funcionar como um guia para as pessoas que querem ter mais informações sobre negócios próximos a ela. Ou seja, uma grande oportunidade para empresas que querem atrair mais visitantes.

Como inserir o meu negócio nos “Locais” do Facebook?

Ao criar a fanpage, dependendo da categoria escolhida, o próprio Facebook exigirá um endereço para cadastro.

Assim, seu negócio entrará automaticamente nos “Locais” do Facebook e estará disponível para que as pessoas façam check in.

Se você já possui uma fanpage e quer trocar o tipo de negócio, basta alterar a categoria e inserir o endereço.

Como usufruir das vantagens do check-in no Facebook?

Como visto, negócios podem se beneficiar (e muito) do check-in no Facebook. Mesmo para empresas que não são abertas ao público, é uma chance de aproveitar-se de um recurso orgânico para alcançar pessoas que podem ser clientes em potencial.

Para negócios locais, essa é uma funcionalidade mais do que essencial. Academias, lojas, restaurantes, clubes, shoppings e outros estabelecimentos têm muito para ganhar com os check-ins.

Vamos conhecer algumas dicas para extrair o máximo dessa aplicação?

Ofereça benefícios para as pessoas que fazem check-in

Uma ótima forma para tirar proveito dos check-ins é oferecendo vantagens para os clientes.

Quem fizer o check-in pode ganhar um desconto, um brinde ou um benefício. Certamente essa ação vale muito à pena, pois mostrará a um público segmentado (os amigos de quem postou) em um momento preciso (quando já há alguém conhecido no local).

Troque a senha do Wi-Fi pelo check-in no Facebook

Alguns roteadores permitem, ao invés do uso de senha para acessar a rede, o uso do check-in no estabelecimento pelo Facebook. E isso é incrível quando se trata de conseguir check-ins organicamente!

Para o cliente, presente no estabelecimento, é uma forma simples, que dispensa o trabalho de procurar ou pedir a senha do wi-fi. O importante é informar, em local visível, que para usar a rede é só fazer o check-in.

Premie seus clientes pela frequência

Conquistar a lealdade dos seus clientes é muito importante nos dias atuais. Em negócios locais, não poderia ser diferente. Se você proporcionar boas experiências aos seus clientes, eles voltarão.

No entanto, como medir quantas vezes as pessoas já foram ao seu estabelecimento? Por meio dos check-ins, ora! Você ainda pode premiar as pessoas que vão com regularidade ao local, oferecendo descontos e outros benefícios.

Assim, inclui-se um processo de gamificação entre os seus clientes, que entrarão em uma espécie de “competição” pelas vantagens. E, no fim das contas, é o negócio que ganha com a divulgação recorrente.

Utilize o local para incentivar a divulgação

Utilizar o local para estimular o check-in no Facebook é uma ótima ideia. Lembre-se que vivemos na era das redes sociais e as pessoas gostam de compartilhar seus momentos.

Então use o espaço físico para lembrá-las disso! Coloque cartazes estimulando o check-in, crie espaços onde as pessoas possam fazer vídeos especiais e outras ações.

Em alguns lugares, por exemplo, há cenários falsos para que as pessoas tirem fotos com a família. Em outros, há frases espalhadas pelo local, que podem ser integradas às publicações. Bem legal, né?

E então, está preparado para utilizar o check-in no Facebook e melhorar os resultados do seu negócio? Neste outro post, te ensinamos como calcular o retorno da sua estratégia!

Estraído de: https://www.mlabs.com.br/blog/check-in-no-facebook/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *